EducaTrans

O EducaTrans foi uma proposta que visava ampliar o panorama universitário brasileiro, onde travestis e pessoas trans não são figuras habituais. Diante da ausência desses sujeitos no espaço acadêmico, muito em decorrência da evasão escolar, um mobilização coletiva das pessoas que integram a AMOSERTRANS (Associação e Movimento Sergipano de Transexuais e Travestis) trouxeram a necessidade de pautar a criação de um cursos pré-vestibular gratuito, voltado para pessoas trans e travestis e LGBTQIAPN+, permanecendo em 2015 até 2017. A iniciativa trabalhou a expansão do conhecimento, a preparação para o ENEM/EJA/ENCCEJA, para a obtenção do certificado de conclusão do ensino médio e possível garantia de vaga nas universidade brasileiras. Preparando, dessa forma, os sujeitos participantes do projeto até o encerramento das aulas. A nossa pretensão foi, durante esse trajeto, fornecer um ambiente saudável para o aprendizado, afastado das violências em torno do processo de escolarização.

2016 2015
2016

2ª edição

A segunda edição do EDUCATRANS teve a parceria do local com a Associação de Travestis Unidas na Luta pela Cidadania (UNIDAS). Algumas reformulações foram feitas para auxiliar na conclusão do ensino médio de travestis e pessoas trans que tinham deixado de estudar. Neste ano, sete alunas se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), utilizando o nome social como direito.

2015

1ª edição

No dia 04 de julho de 2015 nasce o EducaTrans, com a participação de diversas pessoas da sociedade sergipana que viram neste projeto, a urgência de mudar a realidade das pessoas travestis e trans, que tiveram a sua educação negada. Neste dia, contamos com a presença de professores/as voluntários/as, estudantes e representantes de movimentos LGBTQIAPN+.